Então vamos falar um pouco mais sobre o Cromatismo, quando falamos em notas musicais vem logo a mente as sete notas naturais: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si.
Agora te convido a pensar nas teclas de um teclado ou piano, certamente a imagem que lhe vem à cabeça será de um conjunto de teclas brancas e pretas. Então as teclas brancas são as notas naturais que citamos acima, e as teclas pretas são notas com acidentes. Mais não se preocupe que não estamos falando de notas que caíram de uma montanha…rsrs. Acidentes na música são alterações das notas naturais, ou seja, é quando elevamos ou abaixamos um semitom de uma nota natural.
Então falando do nosso instrumento, o cavaquinho, um semitom é o menor intervalo que podemos ter no braço do instrumento, ou seja, por exemplo, quando tocamos uma nota em uma casa e em seguida tocamos na casa imediatamente a frente. Neste ponto se tocamos a corda 4 casa 2 e em seguida corda 4 casa 3 é de um semitom, e isso vale para todo o braço do instrumento.
Agora já podemos dizer que a escala cromática terá todas as notas:
C-C#-D-D#-E-F-F#-G-G#-A-A#-B
Onde o símbolo # significa sustenido. Assim a leitura da escala acima fica da seguinte forma:
dó-dó sustenido-ré-ré sustenido-mi-fá-fá sustenido-sol-sol sustenido-lá-lá sustenido- si.
Mais você também deve ter ouvido falar em bemol. O símbolo usado neste caso é a letra B minúscula estilizada (♭).
Desta forma podemos escrever a escala cromática da seguinte forma:
C-Db-D-Eb-F-Gb-A-Ab–Bb-B
Percebemos que no lugar do C#( dó sustenido) utilizamos o Db (ré bemol) utilizamos o Eb (mi bemol) no lugar do F# ( fá sustenido) utilizamos o Gb (sol bemol) no lugar do G# (sol sustenido) utilizamos Ab (lá bemol) e no lugar do A# ( lá sustenido) utilizamos o Bb (si bemol).
Então já podemos perceber que C# é a mesma coisa de Db, e Eb é a mesma coisa que D#, e por aí vai.
As notas alteradas são notas enarmônicas, o que significa que apesar de terem nomes diferentes são a mesma nota, ou seja, possuem o mesmo som.
Veja como fica no gráfico abaixo:
Agora você já deve ter notado que não há semitom entre E e F. E também não aparece Cb ou B#, isso porque a distância entre E-F e B-C já é a menor distância que temos na música ocidental, o semitom.
Isso quer dizer que não existe notas entre E e F e B e C como existem nas demais que são separadas por um tom inteiro.
Mais quando utilizar o # (sustenido) ou b (bemol)? Resumidamente o que você precisa saber é que quando você está tocando a cromática da das notas mais graves para as mais agudas no braço do cavaquinho, ou seja, está subindo usa-se o # (sustenido).
Quando está tocando das notas mais agudas para as mais graves, ou seja, está descendo usa-se o b (bemol).
Até aqui acredito que você tenha entendido o cromatismo e as diferenças entre sustenidos e bemóis. Entraremos em mais detalhes e traremos mais conteúdos no próximo post.
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Grande Abraço!
Lambreta do Cavaco.